English Version

Início Sobre Nós Projetos Comunicação Participar Contato
Nossa Metodologia

capoeira 1Objetivos Principais

  1. Promover o desenvolvimento local integrado em comunidades em desenvolvimento através de projetos nas áreas de educação complementar, integração comunitária e sinergia social.
  2. Formar uma liderança coletiva que fortalece a comunidade através do seu compromisso profissional, da sua participação na vida pública, da valorização da sua identidade local e da sua responsibilidade ambiental.
  3. Conduzir nosso trabalho com responsabilidade e compromisso, de maneira contínua e consistente; identificando, valorizando e priorizando as capacidades e potenciais locais; e construindo relações de mútuo benefício com todas as partes interessadas.

Estratégias

Para realizar o nosso objetivo principal de desenvolvimento local integrado, de maneira eficiente e sustentável, construímos um modelo de desenvolvimento baseado nas seguintes estratégias de ação:

  1. Identificação, valorização e integração de recursos locais a fim de multiplicar o poder e eficiência de cada um.
  2. Atuação em níveis variados da comunidade: crianças, suas famílias, sua escola, organizações sociais e empresas locais.
  3. Aplicação de métodos diversos para troca de conhecimento: um-a-um, grupos pequenos, palestras, eventos diversos pontuais, trabalho em rede.

Acreditamos que, quando atuamos simultaneamente em múltiplas direções, usando meios variados, o trabalho de desenvolvimento comunitário fica mais eficiente e completo.

Princípios

Dentro deste modelo de desenvolvimento local integrado, temos uma preocupação especial na maneira em que aplicamos estas estratégias.  Acreditamos que o "modo" como as coisas são feitas é um fator determinante na construção de relações e estruturas sociais sadias e equilibradas. Procuramos realizar nossas estratégias com os seguintes princípios em mente:

  1. Valorização Endógena | Procuramos identificar, valorizar e priorizar as capacidades, experiências e contribuições das pessoas e organizações locais.
  2. Parcerias de Mútuo Benefício | Buscamos construir relacionamentos sinérgicos com todas as partes interessadas através da transparência, comunicação e medição de impacto a fim de multiplicar o poder e eficiência de cada parceria.
  3. Coherência | Conduzimos o nosso trabalho com integridade, compromisso e responsabilidade.  Planejamos e avaliamos nossas ações para que possamos evoluir como organização e garantir a coerência entre palavras e ações.

Áreas de ação

aulaEscolhemos três áreas de ação para promover o desenvolvimento local integrado:

  1. Educação Complementar | Atividades de ensino e aprendizado que vão além do universo escolar, cujo o objetivo principal é o crescimento pessoal e acadêmico através da interação com diversos tipos de conhecimento e instrumentos pedagogicos.
  2. Integração Comunitária | Atividades que reúnem várias partes da comunidade através do lazer, da educação e da cultura, cujo objetivo principal é a criação e o fortalecimento do espírito de comunidade local, dos laços de amizade e confiança.
  3. Sinergia Social | Atividades que contribuem para que a comunidade se conecte com sua identidade local, se comunique de forma eficiente, utilize e valorize seus recursos locais. O objetivo principal é a criação de uma linguagem comum entre a comunidade e os diversos atores que participam do desenvolvimento local, facilitando a ação em conjunto e em sincronia com a sua realidade.

 


Instituto de Desenvolvimento Local Integrado - Casa do Jardim
Rua Walpoli, 126 | Jardim Canadá, Nova Lima
Minas Gerais, Brasil | CEP 34.000-000
+55 31 98209.2662 | joannedurchfort@gmail.com