English Version

Início Sobre Nós Projetos Comunicação Participar Contato
Onde atuamos

onde atuamosDesde 2007, a Casa do Jardim serve a comunidade de Jardim Canadá, situada no município de Nova Lima, na periferia de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, Brasil. É uma comunidade com cerca de 10.000 habitantes e está situada numa região rica em recursos naturais, com maior crescimento na região metropolitana de Belo Horizonte.

Nos últimos 20 anos (1991-2011), dados indicam que a população do Jardim Canadá aumentou em 1.318%. De acordo com informações acessadas no site da Prefeitura de Nova Lima, 20% da população local recebe transferência de renda do governo federal e/ou municipal. Estes dados sugerem que cerca de ¼ da população do Jardim Canadá está em situação de vulnerabilidade econômica.

Este crescimento súbito e desordenado tem sobrecarregado uma infra-estrutura local frágil, restrita e as vezes, ausente. Apesar de ainda ser considerado um bairro seguro, a desigualdade social interna está causando a marginalização dos setores mais pobres do bairro, dando abertura para a violência e o tráfico de drogas.

Embora o Jardim Canadá possa ser considerado por alguns como um centro industrial em crescimento com uma população em risco de marginalização, ele também pode ser visto como uma comunidade em desenvolvimento. Um lugar onde...

  • a cultura e identidade local precisam ser fortalecidas.
  • a qualidade da educação de suas crianças tem que ser melhorada.
  • criar os espaços públicos de lazer, cultura e esporte tem que ser priorizado.

Através de uma pesquisa feita em 2011 pelo Instituto de Desenvolvimento Local Integrado Casa do Jardim em parceria com a Fundação Dom Cabral, identificamos que a população do Jardim Canadá é jovem, com crianças, jovens e adultos entre 0 e 39 anos representando cerca de 77% da população: 37% entre 0 e 19 anos e 40% entre 20 e 39 anos.

Nos últimos 20 anos (1991-2011), dados indicam que a população do Jardim Canadá aumentou em 1.318%. Dados indicam que houve também um crescimento de 31,2% no número de empresas instaladas no Jardim Canadá nos últimos 10 anos. Porém, em entrevistas informais com diversos empresários locais, revelaram que um dos grandes desafios das empresas locais é de encontrar uma mão-de-obra local competente. Esta ausência de mão-de-obra local qualificada é ilustrada pela situação do Supermercado Verdemar que traz parte da sua mão-de-obra de Itabirito diariamente de ônibus.

De acordo com informações acessadas no site da Prefeitura de Nova Lima, 20% da população local recebe transferência de renda do governo federal e/ou municipal. Estes dados sugerem que cerca de ¼ da população do Jardim Canadá está em situação de vulnerabilidade econômica.

JC Situacao Atual 1   JC Situacao Atual 2

Os serviços de educação e assistência social relacionados à família e à criança (como escolas, psicólogos, psicopedagogos, assistentes sociais) ainda são inadequados para o tamanho da população. Em entrevista, as dirigentes das duas escolas públicas no bairro mencionaram a falta de apoio dos serviços de saúde e assistência social para a escola como um fator que tem sobrecarregado e complicado muito o trabalho dos educadores que contam com estes serviços para poderem melhorar a qualidade da educação oferecida, especialmente quando se trata de crianças em risco. O tamanho das escolas e anexos existentes em relação ao número de alunos em idade escolar no bairro também foi mencionado por professores e alunos como inadequados e precários.

A existência de iniciativas de apoio escolar e de programas de educação complementar fala à respeito dos limites do sistema público de educação em oferecer uma intervenção pedagógica eficiente para alunos com dificuldades sociais e acadêmicas dentro da escola. Nossas conversas informais com pais contam como as famílias se vêm obrigadas a procurar uma ajuda escolar fora da escola para assegurar o sucesso escolar do seu filho. A escola muitas vezes sugere aos pais que busquem ajuda, reconhecendo os seus limites em oferecer um apoio pedagógico adequado.


Instituto de Desenvolvimento Local Integrado - Casa do Jardim
Rua Walpoli, 126 | Jardim Canadá, Nova Lima
Minas Gerais, Brasil | CEP 34.000-000
+55 31 98209.2662 | joannedurchfort@gmail.com